Aprovação do PAS a toque de caixa evidenciam que saúde não é prioridade da gestão

Coluna do SIFAR publicada na edição desta quinta-feira (1º) do jornal O Popular

O descaso do governo Hissam com a saúde pública da cidade atingiu um marco importante e muito grave. Sem tempo pra ampla discussão com a população de Araucária, o Plano Anual de Saúde (PAS) foi aprovado pela maioria dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Araucária (Comusar) na última terça-feira (30).

Por lei, o PAS deve passar pelo Conselho antes que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) seja enviada para a Câmara Municipal. Enquanto, no ano passado, o PAS foi discutido pelo Comusar no dia 19 de julho, este ano, aparentemente o Plano só passou pelo Conselho pra cumprir o protocolo, já que os prazos foram estreitos e não privilegiaram a participação dos trabalhadores de Araucária.

Todo o processo de discussão da LOA ocorreu de forma a inviabilizar a participação da população de Araucária no debate. Prova disso é que a audiência pública sobre o orçamento da cidade, para além de ter ocorrido antes da votação do PAS no Comusar, ocorreu no dia 26 de julho, às 15h. Agora, você, trabalhador ou trabalhadora de Araucária, consegue participar de uma reunião que acontece no meio da tarde? Pois é, a maioria dos trabalhadores não possui os mesmos privilégios dos cargos comissionados da Prefeitura de Araucária. Ou seja, nem a discussão e nem o documento final da LOA vão levar em consideração o que a população da cidade precisa efetivamente.

É importante ressaltar que qualidade nos serviços de saúde é investimento e não gasto. O SIFAR defende uma saúde pública e de qualidade, mas pelas inúmeras demonstrações já dadas essa não é uma prioridade do governo Hissam. Ao invés de investir em um serviço de saúde para a população trabalhadora de Araucária, a administração escolhe gastar em obras e na indústria da multa pelas ruas da cidade.

Nós, servidores e demais trabalhadores do município, temos o dever de acompanhar a tramitação da LOA com os olhos bem abertos e denunciar as escolhas da gestão que favorece os empresários e dificultam a vida da população trabalhadora. Para além disso, é importante estarmos atentos à posição dos conselheiros no Comusar! Essa é uma instância colegiada e as opiniões individuais de cada representantes não são a posição oficial do Conselho!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais