Descaso com a saúde fica evidente em visitas do SIFAR

Durante as visitas realizadas no mês de julho, a direção do SIFAR está vendo de perto os problemas enfrentados pelas servidoras e servidores que trabalham nas unidades de saúde de Araucária por causa da sobrecarga e da falta de condições de trabalho adequadas.

A falta de profissionais é o principal problema nas seis unidades básicas visitadas que atuam com a Estratégia Saúde da Família (ESF):  Tietê, Ana Clara Taborda Cubas, Hortência, Rio Abaixinho, Boa vista e Guajuvira.

As unidades

Em todas as unidades os servidores estão sobrecarregados pela falta de trabalhadores e a equipe que cobre a Unidade do Tietê e Ana Clara Taborda Cubas estão sem enfermeira. Nesse último caso, o descaso da gestão leva a equipe a atuar de forma ilegal, pois auxiliares e técnicos de enfermagem não podem trabalhar sem a supervisão de um enfermeiro com nível superior. No entanto, se a Secretaria de Saúde não contrata o número suficiente de enfermeiros, os auxiliares e técnicos se veem obrigados a trabalhar sem a supervisão.

A situação encontrada nas unidades mostra claramente a necessidade de realização de concurso para contratação de enfermeiros. Por isso, vamos reforçar a cobrança para que seja aberto concurso para enfermeiros para solucionar a situação com urgência.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais