Reunião do Comusar debate precarização da saúde, mas Gestão Hissam não se faz presente!

Para os servidores da saúde, assim como para os usuários do SUS, a qualidade do atendimento motiva a luta por melhores condições. Mas, para os representantes da gestão municipal, a saúde pública de qualidade não parece ser uma prioridade.

Prova disso foi o que aconteceu na reunião extraordinária do Comusar desta quarta-feira (29), convocada para discutir a escala dos serviços médicos do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a saúde.

Só que, enquanto servidores e usuários se reúnem para debater os rumos da saúde de Araucária – que cada vez mais vivem a precarização causada pela privatização dos serviços – a gestão faz pouco caso com a saúde da população. Mesmo sabendo da importância do debate desta pauta, os representantes da gestão não estavam presentes!

Os conselheiros mencionaram sobre o  Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura junto ao Ministério Público, por meio do qual a gestão se comprometia a contratar médicos e não terceirizar os serviços de saúde. No entanto, os termos até então não foram cumpridos e a gestão não dá respostas sobre isso.

No PAI, as crianças sofrem sem o número suficiente de pediatras, já que alguns foram transferidos para outras unidades. Assim, a prefeitura segue buscando privatizar – e precarizar – todo o sistema de saúde.

O resultado é rotatividade de profissionais, sobrecarga aliada a salários mais baixos e piores condições de trabalho. Tudo isso afeta a saúde mental do trabalhador que, além de tudo, tem dificuldade de lutar por melhores condições, já que não tem estabilidade.

Já que os representantes da gestão Hissam não compareceram à reunião para esclarecer dúvidas de servidores e da população, a outra pauta, que trata da tentativa da Prefeitura de contratar profissionais via PSS  teve de ser adiada para uma próxima reunião.

Agora, o que todo servidor e todo usuário do SUS quer,  é que o gestor cumpra o seu papel e compareça à próxima reunião do Comusar. Nós estaremos lá em defesa dos direitos dos trabalhadores!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais