Trabalhadores da UBS Santa Mônica se organizam para cobrar Secretaria de Saúde

A pressão dos trabalhadores da unidade básica de saúde Santa Mônica forçou a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a se comprometer em atender algumas das reivindicações dos servidores da unidade.

Na manhã de sexta-feira (17), trabalhadores e a SMSA se reuniram para cobrar melhorias no local de trabalho e mais contratações. A direção do SIFAR acompanhou a reunião e reforçou a necessidade da administração atender a reivindicação da categoria.

Faltam enfermeiros, técnicos, médicos e agentes comunitários de saúde. A estrutura da unidade também não suporta a demanda da população que aumentou no último período. E, além disso, a reforma do local está atrasada e não há nenhum repasse por parte do governo sobre o início das obras.

Enquanto a população que depende dos serviços da unidade só aumentou, a SMSA retira trabalhadores do Santo Mônica para realocar em outras unidades. Para além da sobrecarga de trabalho devido à falta de profissionais, as condições de trabalho são péssimas. Nem a sala de avaliação e nem a sala de curativo possuem janela.

Os trabalhadores da unidade reivindicam a reforma do Santa Mônica e a construção de uma nova unidade para atender a demanda da região.

O secretário de Saúde se comprometeu a melhorar as condições de trabalho na unidade. A SMSA informou que os técnicos de enfermagem aprovados no último concurso devem ser nomeados em breve. Entretanto, em relação aos demais profissionais, a Prefeitura de Araucária pretende realizar Processo Seletivo Simplificado para suprir as vagas em aberto. O SIFAR pressionou para que a reposição dos trabalhadores em falta deve ocorrer por meio de concurso público, garantindo paridade entre os servidores do local e um vínculo prolongado com a população a ser atendida.

A SMSA também garantiu que não deixará faltar materiais e remédios na unidade. Quanto a reforma, de acordo com a administração, já há uma licitação em aberto, mas sem data de início prevista. A SMSA deve retornar com uma data para contratação em até 15 dias. E os trabalhadores vão cobrar!

Mobilização dos trabalhadores

A reunião com o secretário de Saúde da cidade só foi possível devido a organização e mobilização dos trabalhadores. Insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, os servidores, com o apoio do SIFAR, fizeram uma reunião com a coordenadora da unidade para cobrar a melhoria da estrutura e mais contratações. Essa primeira reunião mostrou que os trabalhadores estavam firmes contra o descaso do governo com a situação da saúde do município e forçou a reunião com o secretário.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais