Em dia de mobilização em prol da educação, CMEIs têm ações em busca da hora atividade

As educadoras infantis reforçaram sua reivindicação pelo direito à hora atividade nesta quarta (15), dia em que a luta pela educação pública e de qualidade foi destaque em todo o Brasil. Em conversas com os pais de alunos e distribuição de panfletos, as educadoras explicaram as dificuldades que a categoria está sofrendo com o corte da hora atividade. Os CMEIs também tiveram a colocação de faixas, chamando a atenção da comunidade.

A luta pela hora atividade vem de longa data. Como resultado da denúncia feita junto ao Conselho Municipal de Educação, a Secretaria de Educação (SMED) enviou um ofício no dia 22 de abril ao conselho, informando que foi aberto processo administrativo para o reconhecimento dos educadores infantis como profissionais de magistério. Segundo o ofício, seria a forma de regulamentar a hora permanência e demais reivindicações da categoria.

Como a SMED não enviou informações para a categoria sobre esse processo, o SIFAR já enviou ofício pedindo explicações sobre o andamento do pedido de enquadramento das educadoras como profissionais do magistério, para que toda a categoria possa acompanhar.

Essa resposta da SMED é fruto da luta contínua e incansável da categoria, já que foi a partir da denúncia feita no Conselho Municipal de Educação sobre a realidade dos CMEIs, que a secretaria teve que prestar esclarecimentos.

Hoje, as educadoras seguem sendo cobradas de planejamento e participação em atividades de formação, sem ter a garantia da hora atividade. Isso acaba gerando muitas dúvidas na organização dentro das unidades sobrecarregando o trabalho das educadoras, que precisam deste tempo para preparar suas atividades para garantir o ensino das crianças. Já ficar numa sala de aula com dezenas de crianças durante oito horas sem ter tempo para planejar as atividades?

A luta e a mobilização devem continuar, já que a SMED continua sem diálogo com a categoria, contrariando o que a secretária da educação havia prometido anteriormente. Já foram enviados vários ofícios solicitando uma reunião com esta secretaria, no entanto, o SIFAR e a categoria continuam sem nenhuma data. As respostas vêm somente através de ofícios dizendo para ficarmos no aguardo, nisso já se passaram quatro meses desde a última reunião, o que dificulta uma conversa construtiva entre a categoria e a SMED.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais