Prefeitura quer economizar as custas dos trabalhadores ao não pagar adicionais durante LP e férias

A administração de Araucária tem encontrado diversas maneiras de atacar os servidores municipais da cidade. Agora, os trabalhadores que saem em licença-prêmio ou férias, direitos conquistados pela classe trabalhadora, não têm recebido adicionais de periculosidade e insalubridade nem nos salários pagos durante a LP e nem no pagamento das férias.

De acordo com a avaliação da direção e do jurídico do SIFAR, não há justificativa legal para deixar de pagar os adicionais nesses períodos. O cálculo das férias e do terço de férias, do décimo terceiro e da remuneração recebida durante a licença-prêmio é feito de acordo com a remuneração mensal do servidor. Ou seja, se esse trabalhador recebe adicional de periculosidade ou insalubridade devido a atividade que desempenha no município, esse adicional deve ser considerado no cálculo dos demais direitos.

A remuneração do trabalhador é composta pelo conjunto do vencimento básico mais os adicionais e gratificações.

Até então, os adicionais e as gratificações eram pagos normalmente para os servidores em licença-prêmio ou férias. Entretanto, os servidores entraram em contato com a direção do SIFAR para denunciar a atual prática da administração. É fundamental que os servidores que tenham verificado prejuízo no pagamento marquem um atendimento com o departamento jurídico do SIFAR pelo telefone 3642-0952.

O SIFAR já enviou ofício notificando a gestão da incoerência da prática. É importante que você, trabalhadora ou trabalhador do município, também ajude a cobrar. Em algum momento, todos os servidores estarão nessa situação e precisamos garantir que o governo cumpra a legislação. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais