Falta de planejamento na migração de sistema prejudica servidores e população

A população de Araucária que depende do SUS e, consequentemente, de atendimento nas unidades de saúde tem enfrentado problemas para agendar consultas e exames. Mas, a Prefeitura não explica para os usuários dos serviços o porquê de isso estar acontecendo e nem estabelece um prazo para resolver a situação.

Mas, agora, você vai descobrir que o problema foi criado pela própria gestão e que os servidores, que muitas vezes são responsabilizados pelos atrasos nos postos de saúde, também foram vítimas da ação da Prefeitura e vários, inclusive, receberam apenas metade dos salários em janeiro.

Entenda o problema do novo sistema e como ele impacta servidores e população

O governo teve que implementar um novo sistema interno devido a uma exigência do Tribunal de Contas, já que Araucária não presta contas desde o início do mandato de Hissam, em 2017. Por isso, esse novo sistema, que é um pacote alugado pela administração, foi implantado no início do ano, às pressas e sem nenhum tipo de planejamento.

O objetivo desse sistema é tanto auxiliar o departamento de gestão de pessoas nas questões relacionadas aos recursos humanos da Prefeitura, quanto gerenciar o atendimento da população nas unidades de saúde.

É importante ressaltar que o sistema que funcionava no município era ruim e arcaico e precisava ser alterado. Entretanto, era necessário garantir uma estrutura antes de implementar mudanças para viabilizar a melhoria. Mas não foi isso que ocorreu. A Prefeitura até forneceu uma espécie de “treinamento” para os trabalhadores que precisam usar o sistema diariamente, mas a medida não capacitou efetivamente os servidores, que tiveram que aprender a lidar com o sistema no dia a dia.

As consequências práticas de mais um atropelo da gestão são problemas nos atendimentos nas unidades de saúde e também no pagamento do salário dos servidores.

O novo sistema demanda uma boa conexão de internet e computadores em pleno funcionamento. Mas, apesar de essas serem condições básicas de trabalho no serviço público, não é bem assim que funciona em Araucária.

Muitas unidades não possuem computadores nas salas e outras sofrem com péssima conexão de internet ou mesmo não possuem acesso a rede de dados. Sem essas duas coisas, não há como o novo sistema funcionar de maneira adequada.

Ou seja, quando cai a internet, nada funciona, nem os agendamentos de consultas e exames e nem a verificação de prontuários. Para tentar contornar o problema, os trabalhadores das unidades têm recorrido as anotações manuais, o que atrasa o serviço e o atendimento e aumenta a sobrecarga.

Os servidores já se mobilizaram contra os problemas da implantação do novo sistema sem a estrutura necessária e é hora da população se somar a esta luta. É a Prefeitura que precisa resolver essa questão e garantir a estrutura nos equipamentos da rede.

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