Programa de Estratégia Saúde da Família é fundamental para população de Araucária

Coluna do SIFAR publicada na edição desta quinta-feira (28) do Jornal O Popular

Gestão Hissam não faz a mesma avaliação e deixa faltar profissionais nas unidades de saúde

Você sabe da existência do programa Estratégia Saúde da Família, mais conhecida como ESF? Talvez você não conheça pelo nome, mas, se utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araucária, você ou alguém da sua família com certeza já utilizou o programa em algum momento da vida.

E você sabe qual é o papel do programa? O ESF é muito importante no acompanhamento de gestantes, crianças e idosos. Também é essencial na medicina preventiva que, além de ser mais barata para o município e estado, traz um ganho significativo em saúde para o paciente. Isso acontece porque o programa consegue prevenir e tratar o aparecimento de doenças já em seu início.

O ESF também promove atividades educativas, o que contribui com a qualidade de vida daqueles que utilizam os serviços públicos de saúde. Além disso, o programa desloca profissionais até a residência dos pacientes para acompanhar aqueles que têm dificuldade de ir até a unidade de saúde.

Porém, em Araucária, as unidades de saúde que fazem parte do ESF estão completamente defasadas. Se, por um lado, faltam muitos profissionais, por outro, a demanda só aumenta. O município teve um crescimento demográfico bastante intenso, mas a Prefeitura, que deveria aumentar as equipes, não fez nem a reposição dos servidores aposentados e exonerados.

A falta de pessoal inviabiliza as visitas domiciliares, que são um ponto central para o bom funcionamento do programa.  Além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ainda faltam os agentes comunitários de saúde. Esses trabalhadores são o principal elo de ligação entre o paciente e a unidade de saúde. Ou seja, são fundamentais e, sem eles, o programa deixa de funcionar.

Por isso, exigimos que a Prefeitura faça a reposição desses e dos demais profissionais por meio de concurso público o quanto antes. A população de Araucária que depende do SUS está sofrendo com o descaso da administração municipal. As trabalhadoras e trabalhadores da cidade não precisam apenas de asfalto, mas sim de saúde de qualidade. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais