Educadoras contam com apoio da população

Coluna do SIFAR publicada na edição de 31 de janeiro de 2019 no jornal O Popular

O ano passado foi de intensas lutas para as educadoras infantis de Araucária e 2019 não parece que será diferente. Esta semana, as representantes das trabalhadoras da educação já se reuniram e também levaram as reivindicações para a administração municipal.

Menos de duas semanas após uma decisão desfavorável da Justiça em relação à pauta da hora-atividade para as educadoras (confira no box abaixo), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) demonstrou boa vontade em atender alguns itens da pauta de reivindicações das educadoras infantis.

Após negociação com o SIFAR, a SMED se comprometeu a publicar uma instrução normativa até dia 1º de fevereiro para que sejam garantidas 4h de hora-atividade. E a categoria não abrirá mão de ver o direito garantido em lei!

As aulas começam no dia 12 de fevereiro. Até lá, 58 novas educadoras, aprovadas no último concurso, deverão ser nomeadas tanto para cobrir exonerações e aposentadorias quanto para suprir a demanda das novas vagas abertas nos CMEIs da cidade. Apesar da convocação ser importante, o número ainda é insuficiente diante dos planos de ampliação da administração municipal. De acordo com a SMED, há o objetivo de convocar mais 62 trabalhadoras da educação para completar o quadro da rede.

A Prefeitura também tem a intenção de construir novos CMEIs, o que exigiria o aumento no número de contratações, porém a SMED afirmou que ainda não há um cronograma de obras e nem prazo definido para inauguração dessas unidades.

As educadoras infantis de Araucária vão se manter atentas e em luta! Vários encaminhamentos e decisões dependem de outras instâncias da administração para que nossos direitos se efetivem na prática.

Nossa história recente com a administração de Araucária mostrou que a gestão descumpre acordos firmados e rompe o diálogo quando lhe convém. Por isso, a luta da categoria continua firme! Contamos com o apoio das mães e dos pais das crianças matriculadas nos CMEIs e de toda a população para juntos melhorarmos a qualidade da educação pública da cidade.

Lei da hora-atividade

No início da segunda quinzena de janeiro, a direção do SIFAR recebeu a informação de que o Tribunal de Justiça do Paraná havia barrado a conquista das educadoras, o direito a 10% de hora-atividade. Vale ressaltar que a decisão do juiz não foi contrária ao direito à hora-atividade, mas, sim, à forma como a lei foi aprovada em Araucária.

A decisão do TJ-PR demonstra algo que sempre fazemos questão de reforçar: a Justiça tem lado e nem sempre é o lado dos trabalhadores. Por isso, não podemos depositar nossas esperanças na via judicial, é preciso arregaçar as mangas e lutar por nossos direitos.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais