Problemas no Obras continuam sem atenção da Prefeitura

Coluna do SIFAR publicada na edição de 17 de janeiro de 2019 no jornal O Popular

O SIFAR continua recebendo denúncias de que os trabalhadores recém convocados e lotados na Secretaria Municipal de Obras estão sob péssimas condições de trabalho, sem receber os adicionais de insalubridade e periculosidade a que têm direito e, pasmem, sem horário de almoço.

O problema não é recente. Desde que a administração de Araucária iniciou a convocação dos aprovados no concurso do Obras, em meados de novembro, é essa a situação a que os servidores estão submetidos.

A direção do Sindicato já cobrou uma atitude do governo e também fez a denúncia para a população da cidade. Mas até agora o prefeito Hissam não se mexeu. Apesar de ter aberto um processo para verificar as irregularidades há mais de um mês, na prática, nada mudou.

De acordo com o Estatuto do Servidor de Araucária, além do salário e dos direitos previstos em lei, os servidores também deverão receber um percentual adicional em caso de exercício de atividades insalubres ou perigosas. O Estatuto também garante que haverá controle permanente de operações ou locais considerados insalubres ou perigosos.

Entretanto, há quase dois meses da convocação, não houve nenhuma fiscalização das atividades desempenhadas pelos servidores do Obras. Para além disso, os exames periódicos que devem ser realizados a cada seis meses deixaram de ser feitos.

Agora, você sabe o que não falta no governo Hissam? Propaganda! É isso mesmo, o prefeito adora usar o trabalho dos servidores que estão sem Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sem receber os adicionais que constam em lei para anunciar por toda a cidade que está asfaltando ruas e “melhorando” a qualidade de vida da população de Araucária. Por isso, não caia em propaganda enganosa!

Além da questão da segurança e da saúde do trabalhador, os servidores do Obras também são submetidos a péssima estrutura física. O refeitório é o mesmo de anos atrás e, com o aumento do efetivo, não há local para todos. Os banheiros também são em número insuficiente para a quantidade de trabalhadores. A Prefeitura alega que não há verba para obras de expansão, mas nós sabemos que isso é uma questão de prioridade.

O SIFAR exige o fornecimento dos EPIs necessários à realização do trabalho, como uniformes, botas, capacetes, óculos, luvas de raspar, entre outros, e também orientação sobre a importância dos equipamentos e como usá-los. E você, morador ou moradora de Araucária, como está a situação no seu bairro? Denuncie o descaso com os trabalhadores que estão nas ruas executando o seu trabalho para melhorar a vida de todos! Juntos somos mais fortes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais