Servidores adoecidos são assediados no Departamento de Saúde Ocupacional

Coluna do SIFAR publicada na edição desta quinta-feira (6) no Jornal O Popular

A sobrecarga de trabalho dos servidores municipais de Araucária beira o absurdo. Apesar de ter realizado um concurso a pouco tempo para algumas áreas, a contratação de mais profissionais parece não ser uma prioridade do governo Hissam. A própria demora para a realização deste e de outros concursos e a falta de agilidade para convocar os aprovados faz com que os servidores que estão na ativa trabalhem muitas vezes por dois ou três.

E você sabe o que acontece quando uma pessoa faz o trabalho que deveria estar sendo feito por duas ou mais pessoas? Ela fica tão sobrecarregada, é tanta pressão para dar conta do recado, para atender a população que depende do serviço, que ela adoece.

Essa não é uma particularidade apenas dos servidores do nosso município. A classe trabalhadora como um todo sofre com a sobrecarga e adoece cada vez mais devido à precarização do trabalho. E, quando precisa de atendimento de saúde público, encontra falta de estrutura e de profissionais, também devido ao descaso e ao adoecimento dessas categorias.

A dinâmica da sobrecarga e do adoecimento é constante em Araucária. O descaso da Prefeitura é gritante, as condições de trabalho são péssimas e faltam profissionais. O resultado disso é a piora do atendimento para a população e o adoecimento dos servidores.

E, para agravar ainda mais a situação, quando o servidor está doente, seja física ou mentalmente, no seu momento mais fragilizado, e procura o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) em busca de ajuda, ele recebe desrespeito e assédio moral.

O SIFAR recebeu diversas denúncias relacionadas ao atendimento médico realizado pelo DSO e o clima de completo descaso que os servidores encontram quando precisam ir até o local.

Na tentativa de resolver o problema, o Sindicato já procurou a administração inúmeras vezes. Entretanto, para além de não ser prioridade para as administrações municipais, na gestão Hissam, o prefeito quer abafar o caso. É isso mesmo! O prefeito ligou no SIFAR e afirmou que proibiu o diretor geral da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP) de conversar ou se reunir com o Sindicato. Hissam também queria ter acesso aos nomes dos servidores que fizeram as denúncias e às provas que temos reunido.

A Prefeitura não é apenas cúmplice de casos de abuso e humilhação. A administração é responsável tanto pela situação do DSO quanto por precarizar o trabalho e contribuir com o adoecimento generalizado dos servidores.

O SIFAR está reunindo provas às denúncias dos servidores e vai cobrar as devidas providências. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais