Está chegando a hora de escolher os servidores que vão cuidar do fundo de previdência

No dia 12 de dezembro, os servidores municipais vão às urnas eleger quem serão os conselheiros responsáveis por gerir o Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA). Os trabalhadores do município tinham até o dia de hoje (21) para se inscrever como candidatos a conselheiros do fundo.

A forma de gestão do FPMA, administrado no formato de autarquia, é uma referência para outros municípios. Isso porque os próprios servidores são os responsáveis pelo gerenciamento e fiscalização do fundo.

Mas, para que esse sistema de gestão funcione de forma adequada, é importante que os conselheiros eleitos estejam comprometidos com os interesses dos trabalhadores.

Vale lembrar que, durante o 37º Congresso do FPMA, os servidores se posicionaram, apontando que resistiriam a toda e qualquer tentativa da Prefeitura para tentar descapitalizar o Fundo.

É claro que essa defesa só vai acontecer de fato se os novos conselheiros forem combativos e não tiverem rabo preso com a gestão Hissam. Do contrário, o fundo que garante o futuro de todos os servidores pode estar cada vez mais fragilizado diante das manobras da Prefeitura na tentativa de colocar as mãos no dinheiro da aposentadoria do funcionalismo.

Além disso, os novos conselheiros devem se comprometer a cobrar para que a Prefeitura siga pagando a dívida histórica que tem com o Fundo de Previdência. Todo ano, a administração deve pagar o parcelamento dessa dívida. No entanto, a cada novo governo, uma nova luta se inicia, já que os prefeitos usam justificativas para tentar usar o dinheiro que, por direito, é dos servidores, para outras finalidades. E a gestão Hissam já está tentando usar argumentos para se esquivar dessa dívida.

Por isso, servidor, na hora de votar para o Conselho do Fundo de Previdência, busque conhecer a quem os candidatos representam. Defenda a sua aposentadoria!

 

Eleição para o Conselho Administrativo e Fiscal do Fundo de Previdência Municipal de Araucária

Será no dia 12 de dezembro (quarta-feira), das 8h às 17h.

Entenda a composição do Conselho do Fundo de Previdência:

Serão eleitos para o Conselho Administrativo:
– Os quatro candidatos mais votados pelos servidores do Poder Executivo;
– Os dois candidatos mais votados pelos servidores do Poder Legislativo;
– O candidato mais votado pelos aposentados.

Serão eleitos para o Conselho Fiscal:
– Os três candidatos mais votados pelos servidores do Poder Executivo;
– O candidato mais votado pelos servidores do Poder Legislativo;
– O candidato mais votado pelos servidores aposentados.

Serão considerados suplentes, os candidatos que obtiverem maior número de votos após os titulares, que poderão assumir em caso de vacância do mandato do titular.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais