Dia da Consciência Negra

Neste dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, enquanto lutava junto com homens e mulheres que resistiram à escravidão e defenderam, muitas vezes com a própria vida, o Quilombo dos Palmares.

O Dia da Consciência Negra marca a luta e a resistência do povo negro por liberdade e contra a violência e o preconceito.

O racismo é mais uma forma utilizada pelo capitalismo para dividir e aumentar a exploração da nossa classe, a classe trabalhadora. O Brasil possui a segunda maior população negra do mundo, mas, ainda assim, trabalhadoras e trabalhadores negros ficam à margem de diversos espaços da nossa sociedade.

Você sabia que apenas 12% dos estudantes universitários são negros? Que 64% da população carcereira é negra? Que no nosso país, sete em cada 10 pessoas assassinadas são negras? Não!? As estatísticas são alarmantes para todos, mas são ainda mais para quem é trabalhador e negro.

Por isso, nossa indignação também não pode se restringir ao Dia da Consciência Negra. O combate ao racismo e à violência contra os trabalhadores negros precisa ser prática diária da nossa luta.

Os tempos que se aproximam anunciam que precisaremos resistir com ainda mais firmeza. O futuro presidente e seu governo já mostraram que, além de seu preconceito contra negros, mulheres e homossexuais, vão tentar a todo custo retirar direitos do conjunto da classe trabalhadora. E nós continuaremos lutando e resistindo.

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais