Unir os trabalhadores na luta contra os desmandos e a exploração: esse é o papel dos sindicatos

Coluna do SIFAR publicada no jornal O Popular no dia 8 de novembro de 2018

Já imaginou ter que trabalhar 14 horas por dia, sem direito a férias, 13º salário ou descanso remunerado no final de semana? Sua vida seria assim se não fosse à luta de homens e mulheres que se organizaram em sindicatos ao longo da história para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida.

Os sindicatos surgiram para unir os trabalhadores na luta comum contra a exploração e contra os desmandos de patrões e chefias.

Seu papel é dar voz e transformar em luta coletiva as reivindicações que, de outro modo, seriam tratadas apenas como um problema individual de cada trabalhador.

Também é papel do sindicato envolver a categoria nas lutas do conjunto da classe trabalhadora contra as ameaças de retrocessos e em defesa dos direitos trabalhistas.

No Brasil, os servidores públicos só conquistaram o direito de se organizar em sindicatos com o fim da ditadura militar e a promulgação da Constituição Federal de 1988
Todos os direitos trabalhistas que temos hoje, incluindo o de sindicalização, foram conquistados graças a luta dos trabalhadores que vieram antes de nós e enfrentaram ameaça de demissão, risco de prisão e de morte. E é também na luta que garantiremos a manutenção desses mesmos direitos e que poderemos avançar rumo a novas conquistas.

O Sindicato é forte porque você faz parte! A medida que aumenta a participação nas atividades e o número de sindicalizados, cresce também a capacidade de mobilização e de reivindicar avanço para todas as trabalhadoras e trabalhadores!

14 de novembro: seu voto faz a diferença nas eleições do SIFAR

A participação de cada servidora e servidor ajuda a mostrar nossa união e a fortalecer o Sindicato para as lutas que virão!

Tenha em mãos um documento com foto e não deixe de votar!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais