Hissan descumpre com a palavra, demonstra descaso com a educação e veta projeto

Coluna do SIFAR publicada no jornal O Popular no dia 1º de novembro de 2018

Hissam quer ficar marcado na história de Araucária como o prefeito que mais atacou a educação pública da cidade. Ou, pelo menos, é isso que parece. Na última semana, ele vetou o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que autorizava o executivo a destinar 10% da jornada de trabalho das educadoras infantis para o estudo e planejamento das atividades a partir do ano que vem, com o aumento do percentual para 20% em 2020.

O prefeito deslegitimou a decisão da maioria dos vereadores da cidade e mostrou que quer manter a todo custo o descaso da administração com as educadoras infantis. Mas, mais do que vetar um projeto de lei aprovado pela Câmara, Hissam vetou parte da própria proposta que fez para as educadoras no final de abril deste ano, com o objetivo de encerrar a greve da categoria, que durou 14 dias.

Além de regulamentar a hora-atividade das educadoras infantis, o prefeito também se comprometeu a formar uma comissão de trabalho para discutir calendário escolar, o reconhecimento e a carreira. Só as trabalhadoras cumpriram a sua parte do acordo, Hissam não honrou a palavra e mostra, mais uma vez, que pouco se importa com a educação pública de Araucária.

O compromisso dos vereadores é com a educação infantil ou com o prefeito?

Agora, o veto do prefeito obriga que o PL retorne à Câmara. A data ainda não confirmada da discussão é na próxima terça-feira, dia 6 de novembro. De acordo com a legislação, os vereadores podem derrubar o veto do prefeito e sancionar o projeto. Entretanto, é preciso ter vontade política para isso!

Os parlamentares de Araucária podem e devem mostrar que estão do lado da educação pública da cidade e que, além de atenderem parte da reivindicação das educadoras infantis também defendem a formação das filhas e filhos dos trabalhadores do município.

Está claro que a nossa luta é justa e que tem como objetivo busca avançar na qualidade da educação infantil de nosso município.

Nossa luta continua

No dia 31 de outubro, a direção do SIFAR foi cobrar explicações da Secretaria Municipal de Educação. Entretanto, o Sindicato não foi recebido pela administração.

As educadoras infantis vão intensificar a mobilização e cobrar os vereadores para que o projeto de lei seja sancionado. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais