Tirem o olho do nosso Fundo!

Os servidores municipais de Araucária vão resistir a qualquer tentativa da Prefeitura de descapitalizar o Fundo Previdenciário Municipal de Araucária (FPMA). Essa foi a síntese da discussão que ocorreu na tarde desta quinta-feira (25), durante o 37º Congresso do FPMA.

Com o plenário da Câmara Municipal cheio, os conselheiros que representam os trabalhadores no Conselho Fiscal do FPMA trouxeram informações importantes sobre as intenções da Prefeitura em relação ao fundo de previdência dos servidores.

De acordo com os cálculos apresentados pela administração da última reunião do Conselho, a gestão Hissam acredita que a Prefeitura contribui com mais do que deveria com o FPMA e que seria necessário reduzir ou, até mesmo, deixar de repassar dinheiro para o Fundo no próximo período.

O cálculo da prefeitura não corresponde a realidade. Os conselheiros, com base no que foi apresentado pelo atuário que acompanha o FPMA há anos, foram veementemente contrários à proposta da administração.

A Prefeitura possui uma dívida histórica com o Fundo de Previdência. Todo ano, a administração deve pagar o parcelamento dessa dívida e em todos os governos temos dificuldades para receber esse repasse, já que a PMA quer utilizar o dinheiro para outras finalidades que não nossa aposentadoria.

Outra questão é o repasse de parte da aposentadoria dos servidores que começaram a trabalhar no município antes da criação do Fundo. Esse cálculo é feito mensalmente e a Prefeitura tem que realizar o repasse para o FPMA para que as aposentadorias sejam pagas.

Mas o governo Hissam , desde que assumiu, fez diversas propostas para diminuir ou modificar esses repasses, o que, na prática, coloca parte da aposentadoria dos servidores em risco.

É importante ressaltar que o FPMA é um fundo saudável e referência em todo o Brasil. Isso acontece porque é administrado no formato de autarquia, são servidores os responsáveis pelo gerenciamento e fiscalização do fundo.

Em dezembro teremos eleições para eleger os conselheiros do FPMA. Para barrar as tentativas desta e de outras gestões de “colocar a mão no nosso fundo”, é importante que os servidores elejam conselheiros comprometidos com a defesa dos servidores e que não tenham ligação com a gestão. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais