SIFAR se une à população de Curitiba contra o fechamento da UPA do Pinheirinho

Nos últimos dois anos, o SIFAR vem lutando constantemente ao lado dos servidores e da população contra a terceirização e o fechamento de unidades de saúde em Araucária.

Por saber o quanto o fechamento de uma unidade de saúde prejudica a população, o SIFAR se uniu aos servidores municipais de Curitiba e à população no ato contra o fechamento da UPA do Pinheirinho no ato da manhã desta terça, 23/10.

O fechamento da unidade foi anunciado na última sexta-feira, 19/10. A partir do dia 1º de dezembro o local passará a funcionar como uma unidade especializada em emergências psiquiátricas. O atendimento especializado é importante para a população, mas ele não deve vir condicionado ao fechamento de outra unidade.

A alegação para tal mudança é a diminuição no volume de atendimentos na UPA Pinheirinho após abertura das UPAs do Tatuquara e da CIC, argumento não reconhecido pelos servidores que atuam no local, pois o atendimento tem acontecido de forma normal sem redução da demanda.

A atitude da administração demonstra o acelerado e desenfreado processo de precarização dos serviços de saúde da cidade. Para além do fechamento desta unidade, são verificadas a terceirização das UPAs via Organizações Sociais (OS), o desmonte do programa de Estratégia em Saúde da Família, falta de profissionais, que gera sobrecarga e adoecimento, falta de medicamentos e materiais básicos, além das péssimas condições de trabalho.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais