Reivindicação das educadoras avança na Câmara Municipal

As educadoras infantis de Araucária tiveram um importante avanço na luta pelo reconhecimento na manhã desta terça-feira (9). A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 053/2018, que autoriza a implantação da hora-atividade de forma progressiva para a categoria.

As educadoras se organizaram e marcaram forte presença no plenário da Câmara para acompanhar a votação. A maioria dos CMEIs da cidade estava representada, o que mostra a união e a mobilização da categoria em defesa dos direitos.

O PL aprovado autoriza o executivo a regulamentar os 10% de hora-atividade em 2019. Para 2020, esse número sobe para 20% da jornada, que deverá ser destinado ao planejamento das atividades das educadoras.

A direção do SIFAR criticou a redação do PL que somente autoriza e não determina a regulamentação da hora-atividade das educadoras. Dessa forma, os vereadores se submetem ao prefeito Hissam, que já rompeu o diálogo com os servidores.

A luta continua!

Apesar de ser uma importante vitória no contexto atual do município, o avanço não atende a reivindicação integral das educadoras. O projeto de lei aprovado não contempla os recessos estabelecidos pelo calendário escolar. De acordo com os vereadores, se essa pauta fosse aprovada, o PL inteiro seria rejeitado pelo executivo, o que mostra que parte dos parlamentares da cidade elabora as leis visando o interesse da gestão.

A categoria continuará em luta pelo reconhecimento como professoras da educação infantil e pelos 33,33% de hora-atividade, garantidos por lei.

As trabalhadoras da educação de Araucária saem fortalecidas dessa mobilização, mas com a consciência de que a luta continua. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais