Mobilização dos servidores da UPA suspende implantação de nova escala

Coluna do SIFAR, O Popular do Paraná, 26/09/2018

A luta é a melhor defesa dos trabalhadores diante dos ataques aos seus direitos! Foi com mobilização e organização que os trabalhadores da UPA conquistaram uma importante vitória esta semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) queria implementar uma nova escala para os trabalhadores da UPA. Em vez da atual, 12h por 60h, o início de outubro entraria com uma nova forma de organização, com escala de 12h por 36h.

O problema é que a SMSA não apresentou justificativas válidas para essa mudança. Além disso, não houve diálogo com os trabalhadores, que seriam diretamente afetados com essa mudança.

Já imaginou uma mudança que altera toda a sua rotina ser imposta de uma hora para outra, sem negociação, sem justificativa e sem diálogo? Tudo isso num sistema já marcado pela falta de pessoal e sobrecarga de trabalho, gerando ainda mais pressão sobre os servidores!

Com o sistema de escala suspenso temporariamente, os representantes dos servidores da UPA, eleitos a partir de assembleia, seguem nas negociações com a secretaria, para levar outras demandas que afetam a saúde dos trabalhadores.

Vivemos em um momento em que o diálogo e a negociação parecem ser cada vez mais difíceis. Com essa vitória, só comprovamos que é com luta que podemos fazer frente às ameaças à classe trabalhadora. A mobilização deve alcançar toda a classe trabalhadora!

Outro exemplo da força da mobilização foi a greve das educadoras no primeiro semestre, reivindicando o cumprimento da hora-atividade e o reconhecimento. No entanto, as promessas que levaram à suspensão da greve não foram cumpridas. Por isso, é hora de reforçar a mobilização para efetivação dos direitos.

Vamos estar atentos e mobilizados para fazer frente aos ataques à classe trabalhadora. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais