Hissam coloca em risco a aposentadoria dos servidores

Coluna do SIFAR, O Popular do Paraná, 13/09/2018

O Fundo de Previdência Municipal de Arau­cária (FPMA) está na mira dos ataques da ges­tão Hissam. E nós estamos de olho!

Após uma série de boatos sobre a possibi­lidade de a administração municipal colocar as mãos nos cofres do FPMA, as direções do SIFAR e do SISMMAR se organizaram com os representantes dos trabalhadores nos conse­lhos fiscal e administrativo do Fundo para ave­riguar os fatos.

O Conselho Administrativo do FPMA se reu­niu com o prefeito e demais membros da admi­nistração na última quinta-feira (6). O objetivo da audiência foi cobrar esclarecimentos a res­peito das intenções do governo com o Fundo.

De acordo com a Prefeitura, foi realizado um novo cálculo atuarial para avaliar a veracidade dos déficits orçamentários futuros, apontados pelos estudos atuariais do Fundo de Previdên­cia. É importante ressaltar que, para esse novo cálculo atuarial, a gestão de Hissam abriu mão do profissional que fez os cálculos nos últimos 10 anos, cálculos estes que foram homologa­dos pelo Ministério da Previdência, e escolheu alguém de “confiança” da administração.

A pedido do governo, um novo estudo sobre as aposentadorias e benefícios conce­didos pelo FPMA foi realizado. Entretanto, a conclusão à qual a Prefeitura chegou depois de analisar o estudo – que aponta um exce­dente de R$ 525 milhões – é de que a adminis­tração municipal estaria repassando recursos superiores aos necessários para equacionar o déficit ao longo dos anos. O que é um absurdo pois, se a Prefeitura interromper ou reduzir os aportes feitos ao Fundo, no longo prazo, o governo não conseguirá arcar com a aposen­tadoria dos servidores.

O argumento da administração é de que esse dinheiro que hoje vai para o FPMA seria melhor utilizado em obras de modernização e melhoria dos serviços públicos. Dessa forma, o governo Hissam tenta colocar a população e os servidores a favor de sua proposta. Entre­tanto, o que a gestão não fala é que existe dinheiro em caixa para investir em saúde, educação, assistência e segurança, o que fal­ta é que a qualidade destes serviços sejam prioridade para a Prefeitura de Araucária.

Durante a reunião, o prefeito afirmou que não tem interesse em modificar a legislação para alterar a composição dos conselhos e nem alterar os valores dos repasses ao Fundo. Além disso, não haverá mudança sem diálogo com os representantes dos trabalhadores.

Nós estamos de olho, Hissam! E, se for necessário, iremos para a rua em defesa da nossa aposentadoria. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais