Nossa história está em risco

Coluna SIFAR, O Popular do Paraná, 06/09/2018

O incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janei­ro, foi manchete em todos os veículos de comu­nicação no início desta semana. Trata-se de um dano irreparável à cultura e à história brasileira.

O Museu Nacional do Rio abrigava a maior coleção de múmias egípcias das Américas. Ha­via ainda esqueletos de dinossauros e várias peças de arte. Além disso, o Museu – conside­rado a mais antiga instituição histórica do país, datado de 1818 – contava com um acervo de mais de 20 milhões de itens.

Mas, o pior é saber que tudo isso poderia ter sido evitado com mais investimento e atenção do Estado. De acordo com um levan­tamento, os recursos destinados ao Museu Na­cional foram sendo reduzidos sistematicamen­te. Em 2013, foram aplicados R$ 513 milhões na instituição e, no ano passado, esse valor chegou em R$ 346 milhões.

Existe preservação da cultura em Araucária?

A situação da história e da cultura em Arau­cária não é diferente do cenário nacional. O se­tor não recebe investimentos e há tempos é negligenciado pela administração municipal.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo não possui uma política de manutenção pre­ventiva e age apenas quando a situação está fora de controle. Esse foi o caso do alagamento do Museu Tingüi-Cuera, que ocorreu em março deste ano. Parte da instituição ficou submersa em mais de um metro de altura de água, dani­ficando parte do acervo.

A força tarefa realizada pelos servidores do município garantiu o reparo do acervo dani­ficado, entretanto, algumas peças tiveram de ser descartadas. O Museu abriga maquinário e mobiliário do ciclo da erva-mate.

Há anos, os servidores reivindicam manu­tenções preventivas, principalmente devido à localização do Museu, que fica no Parque Ca­choeira, próximo ao Rio Iguaçu.

O arquivo histórico do Museu sofre com in­filtração e também há salas com goteiras. Se a Prefeitura não investe nem na troca de telhas, quem dirá na prevenção contra incêndios!?

É necessário que o poder público de Araucá­ria realize uma grande intervenção para preser­var a nossa história. A região onde fica o prédio que abriga o Museu precisa urgentemente de uma obra de contenção e de tratamento do Rio.

Outra questão muito importante é a segu­rança desses equipamentos. O Memorial da Imigração Polonesa e a Aldeia da Solidarieda­de sofrem com arrombamentos constantes e vandalismo. Não há interesse da Prefeitura em designar agentes de segurança para preservar o patrimônio da cidade.

É fundamental que a população seja vigilante com a nossa cultura e cobre a Prefeitura para preservar a nossa história!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais