Afinal, para que serve um sindicato?

Coluna SIFAR, O Popular do Paraná, 26/07/2018

O sindicato é o instrumento de luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores, o que significa uma responsabilidade e tanto. Por isso, acreditamos que a luta deve ser organizada junto com os trabalhadores.

Só que, infelizmente, muitos sindicatos e centrais sindicais perdem esse propósito no meio do caminho. É por isso que vemos tantos “sindicalistas profissionais”, que passam anos e anos longe do seu local de trabalho e acabam por se distanciar da base. Alguns acabam até esquecendo que são, afinal, trabalhadores e tornam-se nada mais que burocratas.

Nós acreditamos que o trabalho sindical pode e deve ser diferente. Que é possível nos mantermos no caminho e ter o foco sempre nas necessidades dos trabalhadores. Para isso, atuamos pautados pelos seguintes princípios:

  • Independência em relação aos patrões e ao Estado: Um sindicato atrelado ao patrão não pode defender o direito da classe trabalhadora. É por isso que um sindicalista jamais pode ser gestor ou participar da gestão municipal, por exemplo.
  • Autonomia em relação a partidos políticos: Somos contra o posicionamento de sindicatos que elegem vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e outros cargos políticos (quantos deles corruptos). Muitas vezes, esses sindicatos “barram” a luta dos trabalhadores para defender o seu político ou o seu partido.
  • Organização pela base e local de trabalho: O sindicato não faz nada sozinho. Quem decide os rumos e as ações do sindicato são os servidores no espaço legítimo para tomada de decisões, que é a assembleia. Um sindicato representa muitos trabalhadores que pensam diferente e têm opiniões diversas, por isso a discussão em assembleia é essencial para chegarmos juntos a um ponto comum de ação. Às vezes, tem gente que acha que o sindicato está muito radical, enquanto outros acham que é necessário radicalizar mais. Como se resolve esse impasse? Com o diálogo entre trabalhadores em assembleia. Afinal, a luta é conjunta!
  • Formação política: Acreditamos que quem sabe mais luta melhor, por isso a formação política é um dos princípios que nos ajudam a seguir firmes no nosso propósito.

Nosso grito é o grito de todos os servidores: não nos calamos diante das intransigências do governo Hissam, porque não temos relação com seu partido nem com sua gestão. Nosso compromisso é com os trabalhadores de Araucária.  Para que NÃO serve um sindicato? Sindicato NÃO serve para eleger nem defender políticos e muito menos para ocupar cargos políticos em gestão! Essa história de sindicalista que vira secretário, chefe, vereador e político nós conhecemos bem e sabemos que NÃO funciona. O resultado é sempre ruim.

Então, afinal, para que serve um sindicato? Para lutar junto com você na garantia dos seus direitos. Agora, contamos com a união de todos os trabalhadores na luta contra os ataques aos direitos garantidos no PCCV.

Venha conosco fortalecer a nossa união, o nosso sindicato e principalmente a luta de todos os trabalhadores em prol do serviço público de qualidade, que atenda à necessidade da classe trabalhadora. O SIFAR é forte porque você faz parte! Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais