Carta de repúdio ao autoritarismo da gestão Hissam

Coluna SIFAR, O Popular do Paraná, 21/06/2018

Nos dias 13 e 19 de junho, o prefeito Hissam, por meio de seu secretário de governo, Genildo, enviou aos sindicatos dois ofícios dizendo “suspender as negociações e o diálogo”. Nesses ofícios, percebe-se a falta de compreensão por parte dos gestores sobre a composição dos sindicatos, que é feita por todo o conjunto de trabalhadores do município, e não por um pequeno grupo que toma decisões conforme a sua vontade, essa lógica não é nossa. Além de que, para “suspender” um diálogo, seria necessário que este estivesse acontecendo de fato.

No dia 13 de junho, o prefeito se negou a participar da negociação agendada, desmarcou na última hora, e deu as costas aos servidores que estavam na Prefeitura para acompanhar a reunião.
Manifestamos nossa rejeição ao ofício enviado pelo prefeito na tentativa de cancelar o diálogo. Nesse documento há um ataque aos sindicatos, com uma prática claramente antissindical. O ofício usa um suposto “clima de animosidade, desrespeito e radicalidade” como justificativa para romper as negociações. As acusações feitas por Hissam no ofício cabem muito melhor ao próprio prefeito, que desrespeita diariamente os servidores e a população de Araucária ao desmontar os serviços públicos.

Repudiamos a manobra do prefeito que rompe a negociação para tentar impor sua vontade, sem ouvir a opinião dos servidores. A proposta de reajuste foi divulgada na mídia local, sem possibilidade de negociação, debate e argumentação por parte dos representantes dos trabalhadores.

Como gestor do município, o prefeito não pode escolher ouvir opiniões diferentes da sua apenas quando lhe convém. A Constituição Federal e a Lei Orgânica de Araucária garantem aos servidores de Araucária o direito de se organizarem em sindicatos e de se mobilizarem para que suas reivindicações sejam atendidas.

Além do gesto ditatorial, a proposta é insuficiente e representa menos da metade do mínimo reivindicado pelos trabalhadores. O orçamento de Araucária cresceu 12% no último ano, mas isso não se reflete na melhoria dos serviços públicos.

Reafirmamos que não aceitaremos qualquer ameaça de retirada de direitos e exigimos a retomada imediata das negociações com os sindicatos. Cabe ao prefeito cumprir seu papel de gestor e receber as direções sindicais, eleitas através do voto direto e de amplo debate, para representar os servidores nos momentos de negociação.

Araucária, 19 de junho de 2018.

SIFAR e SISMMAR

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais