Cozinheiras dos CMEIs exigem seus direitos ao secretário de educação
Na tarde de ontem (12) uma comissão, formada por cozinheiras de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e pela diretoria do SIFAR, esteve reunida com o secretário municipal de Educação, Henrique Theonald para tratar da licitação das auxiliares de cozinha para o próximo ano letivo e oficializar a reivindicação da concessão de licenças prêmio acumuladas das servidoras e autonomia para a escolha do local de trabalho. Henrique afirmou que a licitação para contratação de 98 auxiliares de cozinha está prevista para sair no dia 15 de janeiro de 2018.
Sobre as licenças, a maioria das servidoras dessa categoria já completou todos os requisitos para a aquisição de mais de um período de licença prêmio. Muitas acumulam de 3 a 4 períodos, porém não conseguem usufruir do direito por conta da grande demanda de trabalho, já que o município não realiza concurso público para esses cargos há anos. Além disso, a maioria delas também estão prestes a se aposentar. Dessa forma, organizar um cronograma para garantir a concessão desse DIREITO, é urgente! Segundo o secretário, o cronograma será realizado para a retirada de licenças prêmio antes do início do ano letivo.
O ano de 2017 foi marcado por frequentes transferências de local de trabalho das cozinheiras e serventes e de forma inesperada. Muitas dessas servidoras trabalham a anos no mesmo CMEI, com zelo e apego pelo trabalho no cuidado para com as crianças daquela comunidade, sem contar que muitas delas moram próximo ao local de trabalho. A transferência repentina é uma afronta quando acontece com prazos apertados ou inexistentes, desrespeitando todo o vínculo adquirido durante anos trabalhando na mesma Unidade Educacional. Assim, as servidoras exigem participação na escolha dos locais de trabalho no próximo ano. O secretário explicou que as servidoras devem encaminhar ao Departamento de Alimentação Escolar, um pedido de retorno à antiga ou outra unidade educacional, como preferir.
Outros assuntos como a formação das novas merendeiras contratadas de acordo com as demandas exigidas e as estruturas precárias nas unidades, também foram discutidos nessa reunião.
Modelo de requerimento – O SIFAR orienta para que todas as servidoras que queiram voltar ou mesmo mudar de local de trabalho que façam o requerimento já em dezembro. O sindicato enviará para os locais de trabalho os modelos de requerimentos para a lotação e também para solicitar as licenças prêmio. Dúvidas, ligar no SIFAR: (41) 3642-0952.