Saúde se reúne na quarta (11) para debater descongelamento das carreiras

Servidores da saúde farão uma reunião nesta quarta-feira (11), às 13h30, no SIFAR (Rua João Pessoa, 145) para cobrar o descongelamento das carreiras de todos os trabalhadores da saúde que estiveram na linha de frente de combate à pandemia. As carreiras de diversas categoriais lotadas na Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) ainda seguem congeladas como é o caso dos trabalhadores do CEMO, CAPS, UPA, Central de ambulância, entre outros, desrespeitando a Lei Complementar 191/2022 e a liminar judicial garantida pelo SIFAR em setembro de 2022.

Tanto a LC 191, quando a liminar, garantem a todos os servidores da saúde – independente da categoria – o descongelamento salarial. Entretanto, de má fé, a Prefeitura publicou uma portaria que contempla apenas servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) deixando de lado todos outros equipamentos. A decisão arbitrária foi tomada pelo Secretário de Saúde de Araucária, Adilson Seidi Suguiura, que está prejudicando os servidores ao não respeitar a liminar na sua integralidade, deixando de lado diversas categorias e equipamentos de saúde.

Além das medidas jurídicas, é importante que os servidores pressionem a administração para que não haja mais enrolação! Desde março de 2022 a Prefeitura tenta usar manobras para não descongelar as carreiras e pagar o que deve aos servidores, é preciso dizer basta! Converse com os seus colegas em todas as unidades e participe da reunião que irá discutir as táticas de enfrentamento desse absurdo.

Vamos dar o recado ao Secretário de Saúde de que não aceitaremos mais essa enrolação e as desculpas esfarrapadas da gestão. O descongelamento da saúde é para todos!

Entenda a Lei Complementar 191/2022

Em março de 2022, a Lei Complementar 191/2022, aprovada por Bolsonaro, descongelou as carreiras apenas dos servidores da saúde e da segurança pública, deixando de lado a assistência social, a educação e a cultura, trabalhadores que também estiveram à frente das consequências da pandemia.

É importante lembrar que o ex-presidente foi quem instituiu o congelamento salarial e da carreira dos servidores com a Lei Complementar 173/2020 no início da pandemia e no meio da maior crise econômica e de sanitária já vivida pelos brasileiros. Em Araucária, Hissam escolheu acatar a Lei Bolsonarista e congelar os direitos dos servidores por dois anos, medida que é sentida na pele até hoje por aqueles que não tiveram seu triênio e quinquênio tornando seu salário mais defasado.

É preciso continuar lutando pelo descongelamento de todas as categorias que estiveram no combate à Covid-19, seja na assistência social, combatendo a miséria da população brasileira todos os dias, ou na educação, ensinando os filhos e filhas dos trabalhadores mesmo em momentos tão difíceis.

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais