Manobras no FPMA, assédio e PL da carreira, veja como foi a última semana de 2022

A Prefeitura de Araucária não dá trégua para os servidores nem no período de festas. Entre o natal e o ano novo, a gestão Hissam tentou usar artimanhas para impedir a posse dos servidores eleitos para o conselho do FPMA, além disso, o SIFAR recebeu a proposta da Fundação Instituto Administração (FIA) para a Reforma Administrativa que acaba com a carreira dos servidores. Também foi neste período que as educadoras e professoras do CMEI Rosene foram a público na Rádio Plug denunciar o assédio moral que elas têm sofrido. Veja em detalhes:

Proposta de PL que acaba com a carreira chega aos servidores

O SIFAR recebeu a proposta de Projeto de Lei (PL) que altera o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV). Assim como o PL da previdência, o documento é uma proposta da FIA que ainda não foi assinado pela Prefeitura, portanto, pode haver mudanças. Como o SIFAR já vinha dizendo, a proposta acaba com as progressões por tempo de serviço como triênio e quinquênio e benefícios como a licença-prêmio.

Além disso, para progredir na carreira através de titulação (graduação, pós, mestrado e doutorado) são necessários mais de 25 anos para cargos de ensino médio e 13 anos para cargos de nível superior, quando o servidor poderá mudar de nível. O projeto também dificulta a progressão entre categorias que pode acontecer apenas de 3 em 3 anos com os seguintes critérios: pelo menos 70% da avaliação puxa-saco, em que a chefia será responsável por 50% da nota do servidor, os usuários 30% e o próprio servidor 20%; mais de 150 pontos – ou 90 pontos no caso de cargos do ensino médio – em cursos e créditos.

Por enquanto a proposta contempla apenas algumas carreiras, mas baseado nos relatórios que da FIA é possível ter certeza de que o ataque será para todos. Leia na íntegra e compartilhe com os seus colegas clicando aqui.

Servidores garantem posse dos conselheiros eleitos do FPMA, o fundo é nosso!

Os conselheiros administrativos e fiscais do FPMA são eleitos pelos trabalhadores, essa é uma das garantias de que o fundo possui autonomia em relação à Prefeitura. Na tentativa de reduzir essa autonomia, a gestão tentou impedir a posse dos conselheiros eleitos que não apresentassem o certificado financeiro CPA 10 imediatamente na posse, o que vai contra o período de 60 dias que havia sido acordado na comissão eleitoral. Além disso, a gestão fez essa exigência apenas para os conselheiros eleitos e não para os indicados pela administração.

A decisão completamente arbitrária da Prefeitura chegou ao ouvido dos servidores que rapidamente se mobilizaram para defender os conselheiros eleitos e garantir a posse. A justiça acatou o pedido do SIFAR e ajudou a garantir, através de uma liminar, que o certificado pudesse ser entregue durante os próximos seis meses. E para ter certeza que a Prefeitura não tentasse mais nenhuma manobra, os servidores realizaram um ato em frente ao FPMA na última terça-feira (3), garantindo a posse dos conselheiros.

Assédio moral no CMEI Rosene é denunciado para a imprensa

As educadoras infantis e professoras do CMEI Rosene têm travado uma dura batalha contra o assédio moral na unidade, são meses de relatos e tentativas de diálogo com a administração contra a postura autoritária da direção.

A resposta da Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) até agora tem sido o silêncio. Por isso, as servidoras buscaram a imprensa para que a população de Araucária saiba do desrespeito com que elas têm sido tratadas pela direção com posturas assediadoras todos os dias, e pela administração quando ignoram o ambiente extremamente adoecedor que as servidoras têm trabalhado.

O assédio moral no CMEI Rosene – e em tantos outros locais de trabalho – não pode continuar impune! Confira a entrevista na íntegra para a Rádio Plug clicando aqui. Ajude a exigir que a Prefeitura tome providências o mais rápido possível, as servidoras já sofreram o bastante.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais