Pelo retorno das reuniões de equipe na saúde, todos ao Comusar no dia 29 de novembro

Você já sabe que o vereador Ricardo Teixeira aprovou, a toque de caixa, a Lei 4.022/2022 para acabar com as reuniões de equipe multifuncional das Unidades de Saúde (US), não é? E agora, a Prefeitura não quer dialogar sobre essa lei absurda aprovada pelos vereadores, e assinada por Hissam, sem nenhum debate com os servidores, ou com Conselho Municipal de Saúde de Araucária (Comusar). Além disso, como se não bastasse essa aprovação, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) se negou a dialogar desmarcando uma reunião com o SIFAR em cima da hora.

Esse descaso não pode continuar. As reuniões de equipe são a base que organiza os atendimentos, repassa informações importantes dos pacientes e torna a US um local de trabalho de melhor qualidade. Acabar com este espaço é precarizar o atendimento da saúde de Araucária podendo gerar erros no cuidado com os pacientes.

Por isso, o SIFAR já pediu inclusão de pauta sobre o fim das reuniões no próximo Comusar que acontece na terça-feira (29), às 18h, na sede do Conselho (R. Pedro Druszcz, 781-871 – Centro). É preciso que os servidores se organizem para estar em peso na reunião do Conselho e cobrar o retorno das reuniões da forma como eram realizadas antes, de portas fechadas, com total foco na troca de informações entre profissionais.

Jeitinho das chefias não resolve o problema, fique atento!

O SIFAR recebeu algumas denúncias de que as chefias das USs têm tentado empurrar o problema para baixo do tapete com um “jeitinho”: deixando as unidades abertas durante as reuniões. O problema disso é que é impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, participar de uma reunião importantíssima e ao mesmo tempo atender à comunidade.

O que significa que alguma das frentes está descoberta: ou o atendimento pode não ser realizado com qualidade, o que aumenta as reclamações; ou ainda que algum servidor será prejudicado por não ter conseguido participar com qualidade da reunião, o que também aumenta a insatisfação da população.

Quem tem sido prejudicado por um Projeto de Lei realizado por quem não conhece absolutamente nada do Sistema Único de Saúde é você servidor, e quem você atende. Vá ao Comusar na próxima terça, organize seu local de trabalho e vamos exigir a revogação da Lei 4.022/2022.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais