NÃO DEIXEM ACABAR COM O SUS, QUEM VAI PAGAR A CONTA É VOCÊ!

Coluna SIFAR, O Popular do Paraná, 17/05/2018

Você acha que não usa o SUS?
O SUS – Sistema Único de Saúde, mesmo com tantos problemas é considerado um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo! Ele é gratuito, público e universal, ou seja, para todos.
Todos usamos e dependemos do SUS mesmo sem perceber. Alguns serviços são mais óbvios como medicamentos gratuitos nos postos, vacinação gratuita e visita domiciliar de profissionais da saúde.
Outros, nem tanto, como por exemplo a propaganda de uso de camisinha que é de responsabilidade do SUS. Além disso, a distribuição gratuita de camisinha e anticoncepcional também é um serviço do SUS.
Você come em restaurantes? Vigilância sanitária também é responsabilidade do SUS.
Em caso de acidente chamamos a ambulância que também é de responsabilidade SUS.
Você já precisou levar alguém no UPA? Também é SUS.
Você tem acesso a alimentos? A fiscalização também é realizada pelo SUS.
Até se você bebe água está usando um serviço do SUS pois a fiscalização é de responsabilidade dele.
Alguns serviços são de exclusividade do SUS, a testagem rápida de HIV por exemplo, quase sempre é realizada pelo SUS e caso o resultado seja positivo o tratamento é realizado somente por ele.
Outros procedimentos exclusivos do SUS são: Hemodiálise, Transplante de Órgãos, Antídoto para peçonha, Tratamento da Hanseníase e Tratamento da Tuberculose.
Todos estes serviços somos nós que pagamos através dos impostos. Se acabarem com o SUS, além de não reduzirem os impostos teremos que pagar por boa parte desses serviços.
Aqui em Araucária a prefeitura quer vender este serviço tão importante para a população para a iniciativa privada. Os servidores do PAI – Pronto Atendimento Infantil, por exemplo, escutam constantemente a ameaça de que o serviço vai fechar e eles serão transferidos para os postos de saúde. A quem interessa este tipo de mudança?
O Ministério Público Municipal oficiou a prefeitura questionando sobre a real necessidade da terceirização da saúde em Araucária. São questões que tanto os servidores quanto o sindicato já fazem desde o ano passado. Queremos que a prefeitura comprove com dados que a terceirização de fato melhorará os serviços e a economia do município. Os exemplos de terceirização que temos em Araucária são a maior prova de que quando a prefeitura abre mão da sua obrigação de gerir o serviço passando-o para a iniciativa privada a precarização acontece. As empresas recebem rios de dinheiro da prefeitura e em troca além de ofertar um serviço ruim ainda atrasam ou não pagam os direitos e os salários dos funcionários.
A terceirização do HMA – Hospital Municipal de Araucária resultou em um grande problema para população e prefeitura a ponto de ser necessário uma intervenção para a manutenção do serviço. Errar é humano, mas insistir no erro…

NÃO À TERCEIRIZAÇÃO DA UPA E DO PAI

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais