SIFAR participa de Ato na Fafen-PR

Na manhã desta sexta-feira (17), os trabalhadores da Fafen-PR realizaram um ato em frente a fábrica em protesto ao anúncio de fechamento da unidade.

A direção do SIFAR esteve presente na mobilização e demonstrou solidariedade aos petroquímicos.

A direção da Petrobras justifica o fechamento da unidade com “prejuízo”. Entretanto, ao que parece, os únicos que terão prejuízo – após o encerramento das atividades da fábrica – serão os mais de mil trabalhadores (diretos e indiretos) demitidos, seus dependentes, o setor agrícola nacional, o município de Araucária e a classe trabalhadora no geral.

O fechamento da unidade de Araucária, somada às outras duas Fafens que a Petrobrás arrendou no fim de 2019, na Bahia e em Sergipe, representa uma dura perda no campo dos fertilizantes que, agora, o Brasil terá que importar.

De acordo com o Sindicato que representa os trabalhadores petroquímicos, Sindiquímica-PR, o Brasil também ficará dependente da importação de ARLA 32, reagente químico produzido na Fafen e usado para reduzir a poluição ambiental produzida por veículos automotores pesados que utilizam diesel como combustível.

E, não se enganem, o governo Hissam vai querer usar o corte na arrecadação dos cofres públicos da cidade como argumento para reduzir ainda mais os investimentos nos serviços públicos do município. Nós, servidores e servidoras, precisamos nos unir à luta dos trabalhadores da Fafen contra os desmandos dos patrões, sejam eles da espera pública ou privada. Só a luta muda a vida!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais