Perícia médica: SIFAR exige reunião com o DSO – veja as orientações do sindicato sobre os atestados da Covid-19

O SIFAR tem recebido muitas denúncias de servidores com Covid-19 – ou outras doenças – que tiveram seus atestados negados pela perícia médica de Araucária. O sindicato já entrou em contato com o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) para marcar uma reunião com urgência, mas o departamento ainda nao definiu data e horário.

Em março deste ano, a Prefeitura mudou a orientação de atestados médicos, agora, os servidores devem entrar em contato por telefone (41) 3614-7791, em até 24h do início do atestado para agendar a perícia médica. Este limite de tempo é uma das mudanças propostas pelo SIFAR, entretanto, enquanto a reunião não acontece, é preciso estar atento!

Um dos grandes absurdos tem sido a orientação da perícia para que servidores com Covid-19, e que passaram do prazo de 24h do contato com a perícia, retornem ao trabalho mesmo ainda de atestado e negociem a chefia. Caso isso aconteça é necessário que o servidor entre em contato com o SIFAR o quanto antes! Além de tentar obrigar servidores doentes a retornar ao trabalho, a administração ainda quer descontar os dias de atestado anteriores que não foram aceitos pela perícia.

O servidor também pode pedir para alguém de confiança ir até a perícia, portando um documento com foto do servidor, para agendar a perícia médica dentro destas 24h. Esta também será mais uma mudança proposta pelo sindicato, para que a pessoa de confiança possa ligar para a perícia e não ter que ir até o local, devido à impossibilidade da grande parte dos trabalhadores no horário comercial.

É um absurdo que a gestão esteja punindo os servidores por estarem adoecidos. Se esta é uma orientação incorreta da perícia, ou das próprias chefias, é obrigação da Prefeitura corrigir estes erros. Mas na prática, sabemos que se não nos mobilizarmos, este projeto de sucateamento e privatização da perícia vai continuar, focando na produtividade e ampliando o adoecimento dos servidores. Por isso, denuncie ao SIFAR e fortaleça a luta.

One thought on “Perícia médica: SIFAR exige reunião com o DSO – veja as orientações do sindicato sobre os atestados da Covid-19

Comments are closed.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais