Irresponsabilidade da gestão Hissam prejudica vacinação dos trabalhadores da linha de frente e idosos

O oportunismo e a irresponsabilidade da gestão Hissam impediram que os servidores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 recebessem a primeira dose da vacina. Isso porque o governo de Araucária escolheu vacinar os trabalhadores do administrativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inclusive cargos comissionados, pessoas que nem têm contato com casos suspeitos e confirmados da doença foram imunizadas, antes mesmo daquelas que enfrentam o coronavírus todos os dias desde o início da pandemia.

Parece óbvio que trabalhadores da linha de frente, idosos e pessoas que pertencem ao grupo de risco recebam a vacina primeiro. Mas então por que o governo de Araucária resolveu incluir esses administrativos no grupo prioritário? Para o SIFAR, está claro que não se trata de falta de entendimento sobre quem realmente é prioridade. Isso é só mais um dos descasos de Hissam com a vida daqueles trabalhadores que se expõem todos os dias ao vírus!

No início do mês, o SIFAR havia cobrado a Prefeitura a respeito da transparência nos dados da vacinação e também enviou uma denúncia ao Ministério Público de Araucária. O MP de Araucária emitiu um Termo de Ajuste de Conduta para o município, no qual pede a lista com os nomes daqueles que receberam a primeira dose indevidamente e também informa o governo de que esses não deverão receber a segunda dose, que deve ser destinada aos trabalhadores da linha de frente, idosos e grupo de risco.

Entretanto, as medidas do MP são insuficientes para fiscalizar as ações do governo de Araucária. É preciso ficar claro que Hissam e a Secretaria Municipal de Saúde foram irresponsáveis com a vida de centenas de pessoas e que precisam seguir a ordem de prioridade na vacinação contra Covid-19.

Mesmo num cenário ideal, com vacina para todos, a ordem de prioridade deve ser seguida. Mas, no nosso caso, onde os governos negligenciaram a compra de vacina e as doses estão cada vez mais escassas nas cidades, é fundamental que trabalhadores da saúde e o grupo de risco sejam imunizados prioritariamente. São eles que estão mais expostos ao vírus ou que têm chances de desenvolver a pior versão da doença caso contraiam o Covid-19.

O SIFAR estará atento às questões que envolvem a vacinação no município, indagando o governo, sempre que houver denúncias dos trabalhadores! Estamos de olho!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais