SIFAR cobra posicionamento da Prefeitura no combate ao coronavírus

A direção do SIFAR foi até a Prefeitura na manhã desta segunda-feira (16) para cobrar um posicionamento da administração Hissam a respeito do funcionamento dos serviços públicos durante a pandemia do coronavírus.

O sindicato foi recebido rapidamente pelo secretário de governo, Genildo Carvalho, que afirmou estar em reunião com as demais secretarias do município para deliberar sobre os encaminhamentos a respeito do combate do avanço da pandemia do Coronavirus na cidade.

De acordo com o governo, em nota oficial, haverá a publicação de um decreto com orientações técnicas sobre o Covid-19. Além disso, na nota, a gestão Hissam proíbe eventos públicos e cria um comitê de prevenção e acompanhamento do avanço do vírus.

O sindicato cobrou a suspensão das aulas o quanto antes, a interrupção dos serviços que podem ser paralisados, o afastamento dos servidores que fazem parte do grupo de risco, além de adoção de protocolos de segurança para os locais de trabalho que precisam ser mantidos abertos. Ou seja, é preciso que todas as unidades de saúde tenham máscara, álcool em gel e os demais equipamentos de proteção individual e coletivos necessários para o atendimento ao público.

O momento é de atenção e de foco na prevenção, para evitar que o contágio desenfreado do vírus cause uma superlotação no atendimento à saúde, prejudicando a capacidade de atendimento aos grupos de risco. Por isso, é preciso que a gestão tome atitudes com urgência.

As demais áreas como Obras e Assistência Social também precisam de atenção especial da Prefeitura para que os servidores não sejam expostos ao vírus. Essas secretarias, inclusive, ainda não manifestaram nenhum posicionamento, apesar do Covid-19 se alastrar a passos rápidos.

SMED

Em nota oficial divulgada hoje (16), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou que não haverá suspensão das aulas em Araucária, mas haverá suspensão de formações e demais eventos. Qual o sentido de suspender formações, mas não suspender as aulas em salas com dezenas de crianças e professores que podem ser infectados e/ou se transformarem em vetores para levar o vírus para suas casas?

A nota ainda diz que “não há motivos para pânico, uma vez que não há nenhum caso confirmado ou suspeito da doença no município, até o momento”. Vamos esperar que o coronavírus faça uma vítima na cidade para começar a tomar providências? É urgente que a Prefeitura de Araucária e a SMED tomem as medidas cabíveis de prevenção ao Covid-19. Para tratar do assunto, haverá uma reunião nesta terça-feira (17) entre os representantes do governo e Sindicatos.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais