Hora-atividade é lei! Veto de Hissam é derrubado na Câmara Municipal

Esta terça-feira, 13/11, foi dia de importante vitória para as educadoras municipais de Araucária. Com pressão e luta elas presenciaram a votação que derrubou o veto do prefeito Hissam ao projeto que trata da hora-atividade para a educação infantil na sessão da Câmara Municipal.

No início da sessão, a educadora infantil Melissa Piasecki fez uma fala lembrando a importância do momento de planejamento das atividades na educação infantil. A atuação das educadoras não envolve apenas cuidados das crianças, mas segue atividades previstas nas Diretrizes Municipais de Educação. Ou seja, a prefeitura exige que as educadoras sigam uma rotina que demanda planejamento e se nega a dar condições mínimas para que elas executem esse trabalho. Se os CMEIs de Araucária hoje conseguem ter boas condições de educação é graças ao amor dessas profissionais ao seu trabalho, que dedicam muitas vezes horas do seu descanso para suprir o descaso da gestão municipal.

O depoimento, associado à pressão das educadoras que encheram a Câmara contribuíram para que sete dos vereadores decidissem pela derrubada do veto. Proposto pela vereadora Tatiana Nogueira, o projeto de lei autoriza o executivo a destinar 10% da jornada de trabalho das educadoras infantis para o estudo e o planejamento das atividades a partir do ano que vem, com o aumento do percentual para 20% em 2020.

Mas, os inimigos da educação também deram as caras: Ben Hur, Amanda Nassar, Claudinho do Açougue e Lucia de Lima. Eles mostraram que são “pau mandado” do prefeito e votaram pela manutenção do veto. A alegação de que o projeto era inconstitucional usada para justificar a votação deles não se sustenta. Afinal, fazer leis é uma prerrogativa da Câmara e isso não é inconstitucional, portanto não fere a autonomia dos poderes.

Com essa decisão, o prefeito Hissam tem 48 horas para promulgar a lei. E nós estaremos de olho. Afinal, conhecemos o histórico desta gestão intransigente, que não cumpre sua palavra.

Essa é uma conquista a ser comemorada por toda a categoria. Mas, a nossa luta é incansável: seguiremos na mobilização para garantir que esta lei saia do papel e chegue até a realidade do trabalho das educadoras.

E quanto aos inimigos da educação está claro: nós não esqueceremos deste dia!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais