Educadoras avançam na luta pelo direito ao planejamento das atividades

Coluna do SIFAR, O Popular do Paraná, 11/10/2018

As educadoras Araucária tiveram um importante avanço na luta pelo reconhecimento da categoria como professoras da educação infantil. Após muita mobilização, na última terça-feira, dia 9 de outubro, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 053/2018.

Mas e aí, qual é o avanço presente nesse projeto? Se for cumprido da forma como está escrito, a partir de 2019 as educadoras infantis de Araucária terão o direito regulamentado de usar 10% da jornada, ou seja, quatro horas semanais para planejar as atividades que desempenham com os alunos dos CMEIs. E, a partir de 2020, será 20% da jornada destinado ao planejamento, o que representa oito horas semanais.

E por que isso é importante? O tempo para planejar e organizar as atividades desenvolvidas com as crianças é fundamental para melhorarmos a qualidade da educação pública da nossa cidade. A educação infantil é a base da formação de toda criança e essa etapa essencial da vida precisa de um olhar atento e preparado, que consiga lidar com os desafios e crescimentos impostos pela fase. As educadoras infantis e as crianças de Araucária têm o direito de se desenvolver com qualidade.

Apesar de representar um avanço, só o projeto sozinho não resolve o problema enfrentado pelas educadoras nos CMEIs de Araucária. Um dos fatores é que ao invés de determinar que o prefeito Hissam cumpra com aquilo que está escrito no texto aprovado, o projeto de lei só autoriza que a gestão aplique a hora-atividade.

Na prática, isso significa que a garantia de 10% de hora-atividade em 2019 e 20% em 2020 continuam nas mãos de Hissam.

Mas você, mãe, pai, trabalhador de Araucária, que acompanhou toda a nossa luta desde o início do ano já sabe que a nossa reivindicação é mais do que justa, não sabe? A população trabalhadora da nossa cidade fez parte dessa luta, seja nas panfletagens nos bairros, assistindo à nossa mobilização no centro da cidade, ouvindo o programada o Grito do Servidor ou lendo nossos textos aqui no jornal O Popular. Por isso, queremos a sua ajuda mais uma vez! Você, que se preocupa com a educação de Araucária, ajude a cobrar o prefeito Hissam para que o projeto de lei aprovado saia do papel!

Esse é o primeiro passo das educadoras na luta pelo reconhecimento como professoras da educação infantil e precisamos de você para seguir em frente. Firmes!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais