SIFAR se solidariza com trabalhadores do HMA e defende o serviço público

Coluna SIFAR, O Popular do Paraná, 23/08/2018

A nova organização social contratada pela prefeitura municipal para gerenciar o Hospital Municipal de Araucária (HMA), chamada Instituto Vida e Saúde (INVISA), já sofre críticas.

Em reunião do Conselho Municipal de Saúde (COMUSAR), tivemos notícia de que os trabalhadores daquele local vêm sofrendo grande pressão no processo de transição com ameaças de demissão, assédio moral, além de falta de material e de funcionários. Eles têm sofrido também com a exigência para usarem roupas brancas sem que a empregadora forneça uniformes.

A direção do SIFAR é contra a terceirização no serviço público, porque este é um mecanismo que precariza os serviços, piora as condições de trabalho, em que só as empresas lucram.

E apesar de ser contra a terceirização, o SIFAR se solidariza totalmente com a luta dos trabalhadores terceirizados. Sabemos que estes trabalhadores são ainda mais explorados, possuem menor remuneração e menos direitos. Quando os serviços de saúde são privatizados, os primeiros prejudicados são os trabalhadores e a população.

Os trabalhadores da saúde são aqueles que lidam diretamente com as nossas vidas e, por isso, deveriam trabalhar com condições e materiais adequados, sem qualquer pressão e com garantias na relação de trabalho. Imagina você ser atendido por um profissional pressionado pela demissão e sobrecarregado!

Por isso, defendemos a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) gratuito, universal e de qualidade, feito com servidores públicos, com concurso público e sem terceirização. Só assim se garante o direito de atendimento à saúde para toda a população, independente da renda do cidadão.
Se não fosse a resistência da população e servidores, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município já teria sido terceirizada (hoje só a parte médica é privada). O laboratório municipal igualmente vive sofrendo ameaças de fechamento.

Vamos juntos, servidores, trabalhadores e população usuária, nos manter unidos para resistir e lutar contra a precarização da saúde pública no nosso município e por condições dignas de trabalho para todos os trabalhadores!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais